Histórico

Elaborado pela Direção do CECH em parceria com professores dos departamentos de Ciências Sociais, Artes & Comunicação, Ciências da Informação e Educação, o projeto do LIDEPS  foi  submetido em 2006 ao programa CT-Infra da FINEP, visando captar recursos para fomentar a pesquisa nestas áreas. Foi aprovado em 2007, com 450 mil reais de orçamento para obras.

Mas, como  a verba demorou mais de dez anos para ser liberada, e a correção monetária não acompanhou o aumento dos custos de construção,  as instalações do laboratório integrado tiveram de ser adaptadas ao orçamento reduzido. Em troca de amplo espaço no antigo prédio da Fisioterapia (que foi reformado e entregue ao Depto. de Filosofia), o LIDEPS recebeu três edifícios antigos que foram reformados para abrigar suas instalações. Com resultado das negociações, que permitiram  preservar a frondosa mangueira situada entre aos prédios da C. Sociais e da Filosofia, o LIDEPS ficou com dois edifícios:  a casinha que abriga o CEJOPE, e o prédio que abriga os doze laboratórios associados, ambos inauguradas pela Reitoria em abril de 2015.

Contudo, o LIDEPS só foi formalmente criado como uma “Unidade Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão” vinculada ao CECH em março de 2016, por meio da Resolução nº 837 do CONSUNI, tendo seu regimento aprovado neste colegiado em 15 de dezembro de 2017 (resolução nº 891). 

 

Regimento